Introdução
O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, segundo relatório da Organização das Nações Unidas. O documento revela que menos de 2,5% da população brasileira está em situação de subalimentação, um índice que representa a linha de corte para permanência nesse levantamento. A palavra-chave “Mapa da Fome” ganha destaque neste cenário de recuperação alimentar e será explorada ao longo do artigo.
Brasil reduz subalimentação e deixa Mapa da Fome
Dados do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025”, da FAO, apontam que o Brasil reduziu os índices de subalimentação para abaixo de 2,5% da população. A FAO é a agência da ONU responsável por esse monitoramento global. A queda foi registrada com base na média entre 2022 e 2024, marcando o retorno do país à condição de segurança alimentar após ter voltado ao Mapa da Fome em 2022.
Insegurança alimentar ainda atinge milhões de brasileiros
Apesar do avanço, cerca de 35 milhões de pessoas continuam enfrentando insegurança alimentar. Essa condição implica na dificuldade de acesso a alimentos suficientes para uma vida ativa e saudável. Em alguns casos, famílias ficam até dias sem comer. Especialistas indicam que, embora o Brasil seja um dos maiores produtores agrícolas, o desequilíbrio na distribuição interna e o aumento dos preços dificultam o acesso à alimentação básica para parte da população.
Desafios e estratégias para manter o país fora do Mapa da Fome
A manutenção fora do Mapa da Fome depende do fortalecimento de políticas públicas, combate à pobreza, incentivo à agricultura familiar e redução dos chamados “desertos alimentares”. A participação da sociedade civil e o apoio a programas de redistribuição alimentar são fundamentais. O Brasil precisa enfrentar desigualdades e os impactos das mudanças climáticas no setor agrícola para consolidar essa conquista. Saiba como a agricultura tem transformado comunidades vulneráveis no país através de esta reportagem do G1.
Fonte e créditos Fonte: g1.globo.comAutor: Thiago Resende, URL completa: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/28/brasil-sai-novamente-do-mapa-da-fome-segundo-relatorio-da-onu.ghtml, Acesso em 28/07/2025.