O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 16 estados e o Distrito Federal (DF), indicando a possibilidade de chuvas intensas até às 10h da quarta-feira (14/1). As regiões afetadas incluem Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
Detalhes do Alerta
Nas áreas abrangidas pelo alerta, as chuvas podem atingir velocidades de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h), com um acumulado diário variando entre 50 e 100 mm. Ao todo, 1.998 municípios estão sob risco de chuvas intensas.
Riscos Associados
As chuvas poderão ser acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h). Esses fenômenos podem causar cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações do Inmet
O Inmet recomenda que, em caso de necessidade, a Defesa Civil seja acionada. Além disso, é aconselhável desligar aparelhos elétricos quando possível e evitar se abrigar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda durante rajadas de vento.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)